Dropshipping Nacional e Internacional Como Funciona

Dropshipping Nacional e Internacional Como Funciona

O comércio eletrônico faz parte há muito tempo dos hábitos de consumo dos consumidores e por isso esse poste será um guia de Dropshipping nacional e internacional de como funciona e como você pode começar a vender.

Vender através de uma loja online é um modo de distribuição tão bem estabelecido que seria um exagero chamá-lo de “tendência” ou “novidade”.

É um meio de venda bem estabelecido que veio para ficar.

Hoje, os comerciantes podem vender produtos on-line em uma escala sem precedentes e oferecer opções quase infinitas. Mas, naturalmente, esse mercado continua se desenvolvendo e se renovando.

O Dropshipping é uma das inovações mais recentes e os ganhos são muito maiores do que afiliado.

Este modelo de negócios possibilita a venda de mercadorias online sem a necessidade de espaço de armazenamento ou a necessidade de você mesmo providenciar o envio.

Para lojas online estabelecidas, é uma perda de controle sobre seus negócios, mas para quem deseja iniciar uma nova loja online, esta é a solução perfeita.

Mas o que exatamente é dropshipping? Que produtos são adequados para este tipo de atividade? E como começar no dropshipping? Nosso artigo responde a essas perguntas.

Dropshipping: definição

Dropshipping como funciona

O termo dropshipping vem do campo da logística e pode ser traduzido para o português como ” entrega direta  “.

No mundo do e-commerce, é uma forma especial de distribuição baseada em um princípio muito simples:

uma loja online pode oferecer e vender online produtos que ela não precisa armazenar ou enviar para ela mesma.

Embora o dropshipping nacional como internacional seja uma brincadeira de criança, é uma abordagem revolucionária.

Por definição, o dropshipping é o oposto absoluto do varejista tradicional.

Não importa se ele tem uma loja física ou online, um vendedor normalmente adquire suas mercadorias a granel de diferentes fornecedores, armazena-as e naturalmente se encarrega de despachá-las.

No caso do dropshipping, três atores estão envolvidos:

  • O consumidor;
  • Vendedor;
  • O atacadista ou o fabricante.

Observação

Para o cliente, não faz diferença comprar em uma loja online clássica ou em uma loja que utiliza dropshipping.

Via de regra, ele não sabe se é um vendedor direto ou um intermediário.

Em ambos os casos, o resultado para o consumidor final é substancialmente idêntico.

Como funciona o dropshipping nacional e internacional?

A visualização das diferentes etapas do processo permite entender melhor como funciona o dropshipping nacional ou internacional:

  1. O cliente encomenda produtos em uma loja online.
  2. A loja online então encomenda os produtos, em nome do cliente, do atacadista ou do fabricante.
  3. A expedição é então realizada pelo grossista ou pelo fabricante que entrega diretamente (“drops”) ao cliente.

No caso do dropshipping, a loja online funciona como uma espécie de intermediária. Os clientes podem encomendar produtos e mercadorias a partir dele.

Assim que a loja online recebe o pagamento do cliente, envia a encomenda ao grossista ou fabricante que trata do resto.

Quais são os prós e contras do dropshipping nacional e internacional?

Os clientes de lojas online realmente não vão notar diferença com o dropshipping, pelo menos no momento do pedido, porque essas lojas reagem assim que recebem o pagamento.

O mesmo se aplica ao pagamento por cartão de crédito ou PayPal.

Os clientes que pretendam efetuar o pagamento por transferência bancária terão de aguardar os dois a três dias úteis exigidos pelos bancos para efetuarem estas transações.

Já no caso do dropshipping tanto em nacional como internacional, os vendedores online geralmente encaminham o pedido ao atacadista ou fornecedor quando recebem o pagamento.

Caso contrário, é correr o risco de que a mercadoria seja enviada, mas que o pagamento não seja feito.

Por definição, o dropshipping traz um grande número de vantagens para o vendedor.

Mas os atacadistas e fabricantes também se beneficiam: esta fórmula permite que eles se concentrem exclusivamente no envio de mercadorias.

Eles não precisam de conhecimento de e-commerce e precisam provar seu valor em mercados em constante mudança, ou se preocupar em internacionalizar sua oferta.

Eles podem se concentrar exclusivamente em produtos, remessas e devoluções.

Do ponto de vista do comerciante, a principal vantagem do dropshipping reside na simplicidade:

Em tempos normais, o lançamento de uma loja online requer um elevado capital inicial, porque deve haver um estoque de mercadorias para poder processar rapidamente as encomendas dos clientes.

Estoque de mercadorias que permanece nas mãos do vendedor se ele não puder vendê-las.

Tudo isso é apenas uma memória distante com dropshipping.

Os vendedores não precisam mais se preocupar com a compra de mercadorias, gerenciamento de estoque ou seguro.

Quando um produto não vende ou não vende bem, basta parar de vendê-lo. Isso simplifica muito a criação do plano de negócios .

Além disso, ajuda a aumentar o faturamento, pois as lojas online que utilizam o dropshipping têm uma variedade quase ilimitada de produtos à sua disposição.

Uma ampla gama de produtos aumenta a atratividade do vendedor aos olhos dos clientes.

A independência geográfica é outra grande vantagem: seja a sede da empresa ou o funcionamento da loja, a localização geográfica não importa.

Tudo que você precisa é de uma boa conexão com a internet. Dropshipping é, portanto, a solução ideal para nômades digitais que desejam trabalhar em qualquer lugar do mundo.

Apesar de suas muitas vantagens, o dropshipping também apresenta algumas desvantagens.

No contexto do dropshipping, o vendedor online não tem influência em determinados fatores decisivos da experiência do cliente e deve confiar inteiramente nos seus parceiros.

Isso abrange todas as etapas, desde o envio até a garantia de qualidade das mercadorias encomendadas e termina com o processo de devolução.

Se durante essas etapas algo não sair conforme o planejado, a loja online é responsável perante o cliente, mesmo que o erro venha do atacadista ou do fabricante.

Desse modo, leva tempo para construir uma reputação quando você acaba de criar sua marca e pode entrar em colapso muito rapidamente devido às falhas de terceiros.

Isso é especialmente verdadeiro quando a seleção de atacadistas e fornecedores não é feita com cuidado.

Qualquer pessoa que venda produtos defeituosos ou falsificados por meio de sua loja online também deve arcar com as consequências.

A ausência de estoque é a maior vantagem e também a maior desvantagem dessa fórmula. No contexto do dropshipping, o estoque do atacadista ou fabricante é disponibilizado para diversas lojas online.

Assim, pode acontecer que um item esteja esgotado sem que o vendedor saiba.

Isso aumenta a quantidade de trabalho, porque neste caso todos os clientes que encomendaram este item devem ser imediatamente informados do atraso.

Finalmente, o próprio processo de envio pode se tornar um inconveniente.

Quando um cliente solicita vários produtos de vários fabricantes e atacadistas em uma loja, ele espera receber um único pedido.

Na realidade, no caso do dropshipping, o cliente geralmente recebe vários pacotes de fornecedores diferentes, em horários diferentes e com custos de envio diferentes.

Adendo: A comunicação aberta e de qualidade com o cliente, desde as descrições dos produtos aos e-mails personalizados, é essencial para ultrapassar as fragilidades do dropshipping.

Veja nesse vídeo abaixo uma explicação sobre o dropshipping nacional que pode servir como nacional também:

Quando o dropshipping pode ser usado?

Por fim, pesando os prós e os contras, podemos identificar três usos principais do dropshipping:

  1. Lojas online independentes.
  2. Em uma plataforma de negociação online como Amazon e Mercado Livre. Isso permite, em particular, ter acesso a uma grande clientela, mas também tem a desvantagem de depender das regras estabelecidas pela plataforma.
  3. No varejo estacionário e em ambas as direções. Como vendedor que vende seus produtos por dropshipping ou como dono de loja online que deseja expandir sua oferta além de seu estoque estacionário.

Quais produtos são adequados para dropshipping nacional ou internacional?

Agora que sabemos o que é dropshipping tanto nacional como internacional e suas vantagens e desvantagens, resta apenas determinar para quais produtos essa abordagem é mais adequada.

Um primeiro ponto a ter em conta na escolha dos produtos: as devoluções devem ser evitadas ao máximo

As roupas, por exemplo, têm uma taxa de retorno muito alta e, portanto, não são muito adequadas para o dropshipping.

Uma exceção é feita se você puder negociar regras e condições uniformes e favoráveis ​​com fabricantes e atacadistas com antecedência.

Em princípio, os produtos na forma de assinatura são vantajosos para todos os jogadores.

Isso cria segurança de planejamento para o fornecedor e previsão de pedidos para os parceiros.

Os chamados produtos de nicho são particularmente populares para dropshipping.

Para estes produtos, a concorrência não é muito forte, a pressão sobre os preços é menor e os custos de otimização para os motores de busca são controláveis.

Para aproveitar o dropshipping, é necessário aproveitar ao máximo suas vantagens.

Produtos grandes e volumosos são, de fato, perfeitamente adequados para esse tipo de comércio eletrônico, pois o fabricante pode enviar seus produtos volumosos diretamente ao cliente sem passar por um intermediário.

Outra área de produtos são os produtos digitais.

Em vez de capacidades de armazenamento físico, o dropshipping fornece capacidades de servidor digital por meio das quais as ofertas digitais podem ser baixadas após a compra.

Adendo: Quaisquer que sejam os produtos que uma loja online oferece em dropshipping, o varejista deve estar familiarizado com os produtos, os fabricantes e seu público-alvo.

Todas as informações do produto exibidas na loja online devem ser completas e claras.

Nomes de produtos, descrições completas e fotos são essenciais para uma apresentação adequada, assim como o preço de compra.

O ideal é indicar as dimensões aproximadas, quantidade e peso das embalagens.

Embora grande parte da experiência do cliente no dropshipping não seja responsabilidade do vendedor, uma boa página de produto pode ter uma influência significativa.

Os vendedores que cuidam de seu conteúdo nos mínimos detalhes ganham a confiança de seus clientes.

Oferecer opções de pagamento diversificadas permite que o cliente faça um pedido facilmente no site.

Finalmente, a comunicação com o cliente simples, rápida e orientada para o serviço por e-mail, mensagens instantâneas no site ou redes sociais é essencial.

Comece com o dropshipping nacional ou internacional

O Dropshipping destina-se sobretudo a pessoas que já tenham experiência em e-commerce e assim tenham know-how, contactos e um bom conhecimento dos mercados online.

Mas aqui está um pequeno guia para quem quer começar.

Crie sua loja

Hoje em dia, criar uma loja online não requer necessariamente habilidades especiais de programação.

Isso porque existem modelos prontos para uso que permitem que você crie um site em minutos.

Portanto, opte por opções como o Wix ou WordPress que disponibilizam ferramentas para você dar início ao seu comércio eletrônico de forma relativamente fácil e rápida.

O domínio

Um domínio adequado, incluindo o ambiente de hospedagem, também desempenha um papel importante.

Hoje, o registro e a instalação são rápidos e feitos em segundos. Assim, uma vez registrado o nome de domínio, toda a infraestrutura da sua loja online dropshipping fica pronta em poucos cliques.

Conteúdo, Marketing e Serviços

Este guia obviamente não é uma promessa de sucesso. Uma boa loja online requer muito mais do que um bom template.

Isso porque uma boa loja online requer fotos de boa qualidade e todas as informações necessárias para convencer o cliente a comprar.

Portanto, se você deseja promover sua loja online pode usar trafego pago como por exemplo no Tiktok ADS que está bambando.

De qualquer forma, é mais sensato do que exibir anúncios não direcionados no Google ou nas redes sociais.

Conclusão

O bom atendimento ao cliente e uma estratégia de mídia social adequada fazem toda a diferença e exigem mão de obra adicional na ausência de especialização.

Concluídas essas etapas, a sua nova loja online pode ser lançada no mundo digital do e-commerce.

0 Comentários

Deixe uma resposta

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.