Marketing de afiliados Para Iniciantes: Como Funciona? Como Vender?

Marketing de afiliados Para Iniciantes: Como Funciona? Como Vender?

O marketing de afiliados para iniciantes é uma ferramenta que traz benefícios tanto para empreendedores que desejam alavancar suas vendas quanto para profissionais que buscam novas oportunidades de trabalho.

É uma estratégia adotada por empresas de diversos segmentos e tamanhos para impulsionar seus produtos e serviços.

Permite que as pessoas contratadas para desenvolver a atividade trabalhem remotamente e sem sair de casa.

Neste texto, vamos explicar o que é marketing de afiliados, como funciona, se é seguro e o que fazer para entrar nesse mercado e lucrar com isso.

O que é marketing de afiliados?

Marketing de afiliados é uma estratégia online para divulgação e venda de produtos e serviços baseada em uma relação comercial entre o empreendedor e um representante, que é remunerado por meio de comissão.

Esse intermediário é chamado de afiliado e pode atuar por meio de blogs, redes sociais, podcasts e vídeos.

Por exemplo, uma empresa quer aumentar a capilaridade do seu negócio e alcançar um público maior, então recorre a alguém com uma boa base de seguidores, por exemplo, para que essa pessoa promova a sua empresa com posts, vídeos ou outros conteúdos.

A remuneração é o comissionamento que pode ser definido por clique, por visualização, por venda, por ação e outras formas.

Esse modelo de publicidade e vendas também é interessante para quem deseja ter um rendimento recomendando produtos e serviços de terceiros.

Como funciona o marketing de afiliados para iniciantes?

A estrutura do marketing de afiliados para iniciantes é baseada em três partes:

  • Empresa (empreendedor, produtor, comerciante, criador, marca)
  • Afiliado (intermediário, editor)
  • Cliente (consumidor, comprador, usuário).

Para impulsionar suas vendas, a empresa procura um afiliado, que usará os canais apropriados para atingir o público-alvo, que por sua vez, comprará aquilo que está sendo divulgado.

Por exemplo, uma marca de produtos de beleza chama uma influencer da área para promover maquiagens às suas seguidoras.

A influencer vai desenvolver um planejamento estratégico para divulgação e poderá falar dos produtos em posts, em vídeos, áudios, redes sociais, blog, enfim, nos canais que ela acredita que trarão os melhores resultados.

Essa divulgação estará associada a um link personalizado, que indicará através de métricas o quanto a técnica foi eficiente para a conversão de clientes e monetizar o esforço do afiliado.

O objetivo do marketing de afiliados é fazer com que o cliente clique no link específico para saber mais sobre o produto, realizar a compra ou mesmo preencher um cadastro.

A monetização pode ocorrer de diversas formas:

  • Custo por clique (CPC): a cada clique em banners ou links, o afiliado recebe um valor, mesmo que a compra não seja realizada
  • Custo por ação (CPA): o usuário deve realizar uma ação específica, que pode ser um cadastro para download de algo gratuito, uma inscrição ou mesmo a compra
  • Custo por mil impressões (CPM): o afiliado recebe um valor fixo a cada mil vezes que a sua publicação for exibida em um determinado período
  • Custo por venda (CPV): comissão a cada compra realizada por meio da divulgação.

Existem ainda o Custo por Lead Válido (desperta interesse do cliente em potencial), o Custo por Formulário respondido e o Custo por Instalação de aplicativo.

Marketing de afiliados é pirâmide?

O marketing de afiliados não é pirâmide, não exige investimento inicial do afiliado nem indicação de outras pessoas para entrarem no negócio.

Como em todos as áreas da vida, é bom se manter atento e informado, sendo que existem alguns procedimentos que o afiliado pode fazer para evitar armadilhas:

  • Certifique-se de que não há necessidade de indicação de terceiros para alavancar o negócio e receber remuneração
  • Não se torne afiliado se houver a necessidade de fazer um investimento inicial
  • Fuja de promessas de grandes retornos em pouco tempo, é preciso muito trabalho de divulgação para ter bons resultados
  • Não aceite ser um afiliado exclusivo, algo que o impediria de divulgar outros produtos e marcas.

Como trabalhar com marketing de afiliados sendo iniciantes?

Agora que você já sabe o que é marketing de afiliados sendo iniciante e como esse sistema funciona, veja a seguir dicas de como exercer essa atividade e saiba vender como afiliado.

Programa de afiliados

O primeiro passo para trabalhar com marketing de afiliados é encontrar um programa ou plataforma que ofereça produtos e serviços que tenham a ver com o seu estilo de vida.

Dessa forma, será mais fácil despertar o interesse do seu público naquilo que você irá divulgar.

Por exemplo, se a temática da sua rede social ou blog é carros, divulgar produtos de cozinha pode não gerar engajamento.

Algumas das plataformas mais conhecidas são Hotmart, Monetizze, Eduzz e Lomadee.

Você pode ver mais detalhes nesse vídeo abaixo:

Produto

Certifique-se de que o produto ou serviço é de qualidade, pesquise testemunhos, reclamações e teste você mesmo, se possível.

Isso fará diferença no resultado final e protegerá a sua reputação.

Planejamento

Defina uma estratégia de divulgação, em que canais irá atuar, com que linguagem, frequência e tipo de conteúdo.

Ainda, saiba quem é a persona a quem o produto ou serviço é destinado, conheça o público e suas necessidades, de forma que a divulgação seja relevante para a sua audiência.

Além do alcance orgânico por meio de textos, vídeos, fotos, invista em anúncios pagos para alcançar um público ainda maior que a sua rede de seguidores.

Conteúdo

Seus seguidores valorizam o conteúdo que você produz e isso deve se refletir também nas divulgações que faz com marketing de conteúdo.

Assim, dedique-se a esses conteúdos, ofereça informações detalhadas sobre os produtos ou serviços, ensine como usar, escreva sobre seus pontos positivos e negativos, faça vídeos explicando porque você os recomenda.

Tenha um CNPJ

Você pode começar suas atividades de marketing afiliado usando seu CPF, mas ao alcançar bons resultados de vendas e consequentemente de remuneração poderá ter dificuldades de transferir todo o valor recebido para a sua conta.

Isso porque muitas plataformas de afiliados exigem CNPJ para transferências acima de um determinado valor, assim, você tem que se cadastrar como empresa e não como pessoa física.

Seu primeiro passo pode ser o de abrir MEI, porém, a atividade econômica para marketing de afiliados, classificada como intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, não está entre as permitidas para microempresário individual.

Então, consulte um contador para saber se existe alguma Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) que possa ser utilizada para marketing de afiliados a fim de abrir MEI ou abra uma empresa optante pelo Simples Nacional.

0 Comentários

Deixe uma resposta

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.